quarta-feira, 21 de março de 2012

Exercícios de Números Inteiros - Operações

1) Calcule as adições:

a) (+20) + (-18)= +20 - 18 = + 2                               
b) (+21) + (-30)= +21 - 30 = -9
c) (-81) + (-17)= - 81 - 17 = -98
d) (+37) + (+62)= +37 + 62 = +99

2) Calcule as subtrações:

a) (-9) – (+15)= -9 - 15 = -24
b) (+16) – (+20)= + 16 - 20 = - 4
c) (-1) – (-18)= - 1 + 18 = + 17
d) (-72) – (-81)= - 72 + 81 = + 9

3) Resolva as expressões:

a) -9-2= - 11
b) +31+14= + 45
c) -90+16= - 74
d) +104-100= + 4
e) -25-60+40= -85 + 40 = - 45
f) +84-79-81+86= +5 - 81 + 86 = - 76 + 86 = + 10

4) Calcule as multiplicações:

a) (-20) . (+4)= -80
b) (-8) . (-7)= + 56
c) (+23) . (+3)= + 69
d) (+2) . (-27)= - 54

5) Resolva as divisões:

a) (-40) : (+2)= - 20
b) (+20) : (-4)= - 5
c) (-18) : (-3)= + 6
d) (+36) : (+4)= + 9

6) Calcule as Potências:

a) (-11)² = (-11) . (-11) = +121           
b) (+5)³ = (+5) . (+5) . (+5) = +125             
c) ( -7)¹ = - 7               
d) 0² = 0                   

segunda-feira, 19 de março de 2012

Análise Combinatória - Princípio Fundamental da Contagem (PFC)

Princípio Fundamental da Contagem (PFC)

Suponhamos que uma ação seja constituída em duas etapas sucessivas. Um realizada de M maneiras distintas e a outra em N maneiras distintas. Então o número de possibilidades na ação completa é dado por M x N.

Exemplo: Uma moça possui 5 blusas e 4 saias. De quantas modos distintos ela pode se vestir?

Resolução: 5 x 4 = 20 possibilidades

Exercícios Resolvidos

1) Há quatro estradas ligando as cidades A e B, e três estradas ligando as cidades B e C. De quantas maneiras distintas pode-se ir de A a C, passando por B?

1ª) ir de A até b: 4 possibilidades
2ª) ir de B a C: para cada uma das possibilidades anteriores, há três maneiras de chegar a C, a partir de B.
Então o resultado procurado é 4 x 3 =12

2) Com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, quantos números de três algarismos distintos podemos formar?

1ª) escolha do algarismo das centenas: 6 possibilidades
2ª) escolha do algarismo das dezenas: 5 possibilidades, pois não pode haver repetição, ou seja o algarismo usado na centenas não poderá ser usado novamente.
3ª) escolha do algarismo das unidades: 4 possibilidades, também não poderão ser usados os algarismo já usados.

Então o resultado será: 6 x 5 x 4 = 120 possibilidades.

3) Uma prova consta de 10 questões do tipo V ou F. De quantas maneiras distintas ela pode ser resolvida?

Resolução: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 2¹° = 1024 possibilidades

4) Para ir ao Clube, Geraldo deseja usar uma camisa, uma bermuda e um par de tênis. Sabendo que ele dispõe de seis camisas, quatro bermudas e três pares de tênis. De quantas maneiras distintas poderá vestir-se?

Resolução: 6 x 4 x 3 = 72 possibilidades

Tabuada 4 e 5

Dominó - TABUADA  4 e 5

https://docs.google.com/document/d/1yOivwdyDbiVOm-zn-y-x2Skh0qki2hp3hmfnvlNYMvc/edit?pli=1


Tabuada

Tenho uma opinião quanto a tabuada, decorá-la somente não  é suficiente mais sim aprendê-la. Até porque sabendo multiplicar, automaticamente aprende-se a somar e  facilitando também na divisão.
Aprender a tabuada se faz tão necessário, pois ajuda na resolução de outros conteúdos. Em alguns casos de alunos a dificuldade não está nos conteúdos estudados, mas na tabuada. Geralmente observo em meus alunos isso, qual o grau de facilidade ou dificuldade que ele enfrenta com a tabuada. Fico preocupada quando vejo que o aluno fez tudo certo mas na hora de resolver uma conta de multiplicação ou divisão obteve erro. Por isso tenho procurado métodos para ajudar os alunos, tanto para aprender a tabuada, quanto para desenvolver o raciocínio. Um deles é o jogo de domino, já mostrado em meu blog http://matematicafazparte.blogspot.com.br/2011/06/domino-dos-numeros-inteiros.html . Só que refiz colocando a tabuada de 2 e 3, e em breve estarei postando outras. 

TABUADA 2 e 3: